Entenda os diferentes tipos de materiais na produção de embalagens plásticas

Hoje, há uma infinidade de tipos de materiais na produção de embalagens plásticas, cada qual com características e funcionalidades diferentes, que permite, cada vez mais, entregar soluções de acondicionamento de produtos, conforme as suas reais necessidades.

Além disso, dependendo do material utilizado, outros benefícios ainda podem ser agregados à sua marca, tais como flexibilidade, resistência, redução de custos e sustentabilidade.

Por isso, mais do que conhecer os tipos de materiais na produção de embalagens plásticas, é fundamental saber escolher qual o modelo mais adequado para o seu negócio.

E a seguir, a gente separou alguns exemplos práticos para você saber mais sobre o assunto. Confira!

 

5 tipos de materiais usados nas embalagens plásticas

Engana-se que embalagens plásticas são todas iguais! E, como bem destacaram, se você tem uma marca e precisa acondicionar algum tipo de produto, o tipo de material utilizado pode ter influência direta em diferentes aspectos.

Para entender melhor, conheça alguns tipos de materiais nas produções de embalagens plásticas:

 

  1. Nylon Poli

Esse tipo de material é muito indicado para o acondicionamento de alimentos, em especial, quando se trata de produtos frescos, tais como frios, queijos, massas e carnes.

Na prática, esse tipo de embalagem plástica proporciona mais segurança, conservação e proteção ao conteúdo, além de poder ser completamente transparente para dar o destaque ao seu interior.

Trata-se de um material leve e extremamente flexível, podendo também acondicionar alimentos a vácuo.

 

  1. Poliéster

A clássica Pet, amplamente utilizada no acondicionamento de bebidas, como sucos, refrigerantes e outros líquidos, também tem suas vantagens e diferenciais entre as embalagens plásticas.

Começando pela sua incrível resistência, que facilita a armazenagem e transporte dos produtos, e evita quebrar e avarias comuns com as embalagens de vidro, por exemplo.

Além disso, trata-se de um material de excelente custo-benefício e com possibilidades infinitas de design e personalização.

 

  1. Polipropileno

O polipropileno ou PP, é um tipo de material usado na produção de embalagens plásticas, que tem bastante utilidade para diversos produtos. Na prática, ele permite criar tanto embalagens leves e flexíveis, como também modelos mais rígidos.

Por exemplo, pacotes como o do pão de forma, macarrão instantâneo ou de grãos em geral, são feitos em PP, da mesma forma que os tupperware ou embalagens de sorvete. Ou seja, o mesmo material pode proporcionar texturas e resistências diferentes.

 

  1. BOPP

O BOPP, também conhecido como Polipropileno Bi-Orientado, é outro tipo de material usado na produção de embalagens plásticas e que tem funcionalidades bem específicas na prática.

Trata-se de uma superfície bem leve e flexível, e que pode condicionar diferentes tipos de produtos, tais como biscoitos, massas e grãos.

Além dos modelos transparentes, eles podem também receber camadas aluminizadas, o que garante mais proteção e conservação a determinados conteúdos, evitando a passagem de ar, luz e possíveis contaminações.

Em resumo, esses são apenas alguns exemplos de materiais usados na fabricação de embalagens plásticas e como cada um deles pode ter funções, custos e indicações específicas para seus conteúdos.

E se você quer saber mais detalhes e conhecer outros tipos de materiais para embalagens de plástico, não deixe de conferir a página da Pluma e converse com um especialista.