Os principais problemas na coleta seletiva de plástico?

A evolução das embalagens plásticas trouxe inúmeros benefícios para a indústria de alimentos nas últimas décadas, agregando mais praticidade, resistência e redução de custos em diferentes aspectos.

Por outro lado, este mesmo material se tornou um grande problema para o meio ambiente e, hoje, cabe aos consumidores e empresas responsáveis se posicionarem para reverter tal situação e implementarem ações e estratégias mais sustentáveis em relação a isso.

Por esse motivo, nosso post de hoje é justamente para abordar a questão da coleta seletiva de plástico, seus desafios e como podemos atuar com mais sustentabilidade em nossas rotinas.

Vamos conferir?

Por que a reciclagem do plástico ainda é um problema no mundo?

Apesar de uma boa parte destes materiais poder ser reciclada e reutilizada nas indústrias, a coleta seletiva do plástico ainda parece ser um desafio em todas as partes do mundo.

E o principal motivo para isso pode estar atrelado ao grande volume de embalagens no mercado e a falta de processos eficientes de descarte sustentáveis, o que direciona os materiais aos aterros normais.

Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa o 4º lugar no mundo entre os maiores produtores de lixo plástico e, segundo um levantamento de 2020, apenas 23% destes insumos foram reciclados e voltam para a cadeia da economia circular.

E quais os impactos disso no meio ambiente e para as indústrias?

A falta da coleta seletiva do plástico ao redor do mundo causa inúmeros impactos ao meio ambiente, tendo em vista que o material apresenta um longo prazo de decomposição na natureza e seu descarte incorreto tende a poluir oceanos e florestas, colocando em riscos milhares de espécies de animais e plantas.

Fora isso, nos grandes centros urbanos, o lixo plástico pode provocar transtornos e problemas, como acúmulos nos aterros, poluição e entupimento das redes de esgotos.

Por fim, vale destacar ainda que a falta de coletas seletivas de plásticos não traz prejuízos somente ao meio ambiente, mas também à imagem das indústrias responsáveis.

E como reverter isso e contribuir para a coleta seletiva do plástico?

Ainda que o desafio seja grande, há muitas ações sustentáveis, que todos podem fazer a sua parte.

E de certa forma, essas iniciativas podem começar pelo lado das empresas e indústrias que utilizam o plástico como principal insumo de suas embalagens.

Dessa forma, é possível, por exemplo:

  • Criar programas de conscientização e incentivo ao descarte correto das embalagens plásticas entre seus consumidores;
  • Implementar processos de reciclagem e coleta das embalagens vendidas;
  • Utilizar insumos com prazos de decomposição mais curtos;
  • Fechar parcerias com fornecedores mais compromissados e responsáveis com a sustentabilidade;
  • Rastrear o descarte de suas embalagens e buscar soluções para a reciclagem e reutilização das mesmas.

Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre os impactos causados pelo descarte inadequado de embalagens e a importância e os desafios da coleta seletiva do plástico, reforçando o papel dos consumidores e, principalmente, da indústria alimentícia neste cenário.

Gostou? Quer saber mais sobre o tema e onde encontrar soluções em embalagens plásticas modernas e flexíveis, de um fornecedor comprometido com a sustentabilidade? Então, converse com um de nossos consultores e descubra os diferenciais da Plásticos Puma.