Impacto das Embalagens Plásticas na Logística e Distribuição

Otimização de espaço físico e durabilidade de produtos são dois aspectos fundamentais em uma cadeia de logística eficiente e, indiscutivelmente, o uso de embalagens plásticas tem um “peso” significativo para alcançar esses objetivos na prática.

Afinal, outros tipos de embalagens podem apresentar desvantagens e tornar a logística e distribuição algo mais complexo e desafiador.

Para que você entenda melhor o verdadeiro impacto das embalagens plásticas flexíveis no transporte e armazenagem de produtos, preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.

Boa leitura!

Como as Embalagens Plásticas Facilitam a Logística e a Distribuição de Produtos?

Sem dúvidas, o surgimento das embalagens plásticas revolucionou a indústria de diferentes formas, refletindo em diversas vantagens para a logística das empresas também.

Basta comparar a complexidade de transporte e armazenagem de produtos como vidros, garrafas, latas de alumínio ou sacolas de papel para perceber que o plástico apresenta benefícios significativos nesse processo.

Entre eles, podemos destacar:

Maior Resistência e Durabilidade
A resistência e durabilidade das embalagens plásticas facilitam o transporte, manuseio, estocagem, picking e expedição de produtos ao longo da cadeia de supply chain, evitando quebras, perdas e avarias que outros tipos de embalagens poderiam causar.

Redução de Custos
Menos riscos e possibilidades de perdas devido à resistência das embalagens plásticas permitem que as empresas reduzam custos e evitem prejuízos durante a logística e a distribuição. Além disso, essas embalagens geralmente apresentam custos menores em comparação a outros modelos, proporcionando economia desde a aquisição.

Otimização de Espaços
As embalagens plásticas são mais resistentes e, em determinados casos, até mesmo flexíveis, proporcionando uma grande vantagem nas operações logísticas: a otimização de espaços físicos. Isso vale tanto para o armazém quanto para o transporte, permitindo armazenar ou carregar mais produtos no mesmo espaço, reduzindo custos e melhorando a eficiência.

Facilidade de Manuseio e Transporte
O universo das embalagens plásticas é vasto, com infinitos modelos e tipos disponíveis no mercado, cada um com suas características específicas. De maneira geral, as embalagens plásticas reduzem a necessidade de ferramentas ou equipamentos especiais para o manuseio ou transporte dos produtos. Por exemplo, produtos embalados a vácuo ou em sacolas normais podem ser empilhados facilmente, enquanto as embalagens Stand-up pouch podem ser enfileiradas facilmente em caixas de papelão.

Esses são apenas alguns dos impactos positivos das embalagens plásticas na logística e distribuição, tornando-as uma alternativa vantajosa em relação a outras embalagens, especialmente quando se consideram fatores como durabilidade, custo, operacionalidade e otimização de espaços.

 

E se você gostou e quer conferir outras vantagens que as embalagens plásticas podem agregar ao seu produto, aproveite para ler nosso próximo post e descubra como esses materiais podem impactar na experiência do cliente final.