Mitos e verdades! Embalagens plásticas são capazes de alterar o sabor da comida?

As embalagens plásticas revolucionaram a indústria alimentícia nos últimos anos e, por causa delas, foi possível oferecer produtos mais diversificados, com mais qualidade, segurança, durabilidade e, claro, com melhor custo-benefício para o consumidor.

No entanto, ainda há muitos mitos e dúvidas sobre o uso desse material, em especial, se eles são capazes de alterar o sabor da comida ou da bebida armazenada.

E é para esclarecer essas e outras muitas questões que preparamos este post, destacando alguns mitos e verdades sobre o uso de embalagens plásticos para alimentos.

Vamos conferir?

 

Afinal, embalagens plásticas mudam o sabor da comida?

Essa é uma das questões mais recorrentes entre os consumidores e, não à toa, é uma das que mais envolvem mitos e lendas inerentes aos produtos, do tipo: “o refrigerante de vidro é melhor que o pet” ou “a embalagem azul e mais saborosa do que a branca”.

O fato é que, cientificamente, não há nada comprovado se embalagens mudam o sabor da comida. Por outro lado, experimentos realizados por Charles Spence apontam fatores psicológicos como influenciadores essenciais.

Em outras palavras, a cor da embalagem, o material utilizado, rótulos e até mesmo o design podem influenciar, psicologicamente, a realçar os sabores da comida.

 

Embalagens plásticas podem contaminar o alimento?

Esse é mais um mito sobre o uso de embalagens plásticas na indústria de alimentos. Afinal, tal material, diferentemente de muitos outros, é muito resistente a impactos, não apresenta riscos de perda de seus componentes químicos com o tempo, não se deteriora em contato com outros materiais ou conteúdos e não oferece nenhum tipo de risco à saúde humana.

 

A embalagem plástica pode ser substituída por outros materiais?

Em partes, isso pode ser uma verdade! Afinal, há muitos outros materiais disponíveis e utilizados na indústria de alimentos.

No entanto, é muito importante ressaltar que o plástico agrega inúmeras vantagens competitivas que nenhum outro material é capaz, como maleabilidade, resistência (inquebrável), facilidade de transporte e armazenagem e, claro, o melhor custo-benefício.

 

Todas as embalagens plásticas contêm Bisfenol A?

Mito! Este componente só é encontrado na composição de um tipo de plástico, o policarbonato (PC) e que, no momento, está proibido pela ANVISA.

Dessa forma, todas as demais composições de embalagens plásticas não apresentam tal componente, o que reforça a segurança e elimina a possibilidade de qualquer risco à saúde humana.

 

Embalagens plásticas são todas iguais?

Outro mito inerente ao uso de embalagens plásticas na indústria de alimentos! Não, o tradicional “pet” não é o único tipo de composição utilizada para este fim. Na verdade, há uma infinidade de outros tipos de embalagens plásticas, cada qual com características e composições diferentes, tais como os exemplos a seguir:

  • Nylon Polis;
  • PP (Polipropileno);
  • EVA (Acetato de Vinila 19%);
  • BOPP (Polipropileno Bi-Orientado);
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade);
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade).

Em resumo, esses são alguns dos principais mitos e verdades sobre o uso de embalagens plásticas e se elas são capazes de alterar o sabor do alimento ou gerar qualquer tipo de risco à saúde humana.

Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais!