Reciclagem de embalagens plásticas: o que há de mais moderno hoje?

Sabemos que o advento do plástico revolucionou a indústria nas últimas décadas e permitiu linhas de produção muito mais eficientes, econômicas e em maior escala. Por outro lado, os impactos ambientais causados pelo descarte sem controle desse material se tornou um grande desafio para as empresas até hoje.

Porém, se olharmos para trás, é nítido que evoluímos em muitos aspectos e, atualmente, a reciclagem de embalagens plásticas já é uma realidade ampla e eficaz para a indústria continuar a gerar melhores resultados com o material e, ao mesmo tempo, agregar ações de sustentabilidade ao seu negócio.

E para conhecer o que há de mais moderno no quesito “reciclagem de embalagens plásticas”, nós separamos algumas dicas essenciais para a sua empresa se inspirar.

Boa leitura!

 

Transformação de outros produtos

Um dos exemplos de inovação na reciclagem de embalagens plásticas se refere a alguns experimentos do uso de insumos descartados para a transformação de outros produtos.

Por exemplo, hoje, existem inúmeros projetos de reaproveitamento do plástico utilizado no setor alimentício, que após a sua coleta e processamento, é transformado em itens diversos para outros setores da economia. Por exemplo, a JBS Ambiental criou e homologou um projeto de reciclagem de embalagens plásticas para a criação de pisos sustentáveis para a construção, que tem resistências bem próximas a um material de concreto. Outro exemplo desse tipo de iniciativa é o recém-anunciado projeto da empresa Igus Bike, que lançou uma bicicleta feita com 90% de material plástico reciclado e que já estará no mercado esse ano.

 

Economia circular

Outro conceito de sustentabilidade que está em alta nos últimos anos e que engloba boa parte do setor de alimentos é a chamada Economia Circular.

E como o próprio nome já sugere ela se refere a um modelo econômico mais sustentável, que visa criar um círculo produtivo a partir do reuso, do reaproveitamento e da reciclagem dos próprios insumos.

Ou seja, as indústrias devem criar métodos de monitoramento e coleta dos próprios insumos plásticos comercializados por ela, no intuito de que tais materiais retornem ao seu ponto de origem e sirvam novamente como matéria prima para suas produções.

A produção de plásticos reciclados no país superou pela primeira vez a marca de 1 milhão de toneladas, em 2021.

Embalagens plásticas flexíveis

As embalagens plásticas flexíveis também ajudaram a revolucionar o uso do plástico na indústria nos últimos anos e, por sua vez, contribuíram muito para agregar mais sustentabilidade ao material.

Afinal, em geral, essas embalagens contam com menos insumos, são recicláveis e geram impactos muito inferiores às embalagens rígidas e mais pesadas. Além disso, fornecedores especializados, como a Plásticos Puma, contam com políticas internas e prezam por ações sustentáveis junto aos seus parceiros comerciais, permitindo assim um equilíbrio mais harmonioso entre o uso de embalagens plásticas e a preservação do meio ambiente.

Em resumo, essas são algumas das dicas sobre o que há de mais moderno na reciclagem de embalagens plásticas e como cada empresa tem um papel fundamental nessa jornada, seja investindo em projetos, seja na simples escolha de fornecedores mais conscientes.

Gostou? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e ajude a difundir essas ideias.