Tecnologia em embalagens flexíveis: como melhorar a experiência do consumidor?

Integrar as novas tecnologias em embalagens flexíveis tem sido uma tendência constante em diversos setores da indústria, e claro, isso pode trazer inúmeros benefícios tanto para as marcas, como também para a experiência do consumidor. 

Afinal, tais inovações vão desde melhorias na usabilidade daquele material, até aprimoramento na comunicação com o público. 

E para conhecer melhor algumas dessas tecnologias que podem agregar valor à sua embalagem e produto, nós separamos algumas dicas a seguir. 

 

Por que as embalagens flexíveis facilitam a integração de novas tecnologias? 

 

O advento das embalagens flexíveis revolucionou a indústria nos últimos anos, justamente por agregarem maior maleabilidade e vantagens operacionais aos produtos, sem abrir mão da resistência e durabilidade de outros materiais. 

 Mas muito mais do que isso, as embalagens flexíveis se destacam também por serem amplamente compatíveis com a integração de novas tecnologias, como a impressão digital, códigos QR, sensores e tecnologia RFID.  

Isso ocorre porque essas tecnologias são fáceis de incorporar às embalagens flexíveis, sem afetar significativamente sua estrutura ou integridade. 

Além disso, as embalagens flexíveis são geralmente mais leves e compactas do que as embalagens rígidas, o que significa que podem ser armazenadas e transportadas com mais facilidade. Isso é importante para a integração de tecnologias como a RFID, que requerem espaço para o posicionamento de antenas, e também para a instalação de sensores, que podem ser incorporados diretamente à embalagem. 

Outra vantagem das embalagens flexíveis é que elas podem ser personalizadas com uma variedade de designs, cores e texturas, o que pode ser útil para chamar a atenção do consumidor e criar uma identidade de marca forte.  

 

Quais são as novas tecnologias em embalagens flexíveis? 

 

São diversas as inovações tecnológicas que podem ser integradas a uma embalagem flexível hoje, incorporando assim diferentes benefícios e melhorando a experiência do consumidor. 

 

A seguir, destacamos alguns exemplos práticos sobre esse tema. Confira! 

 

  • Realidade aumentada (AR) – A AR permite que os consumidores vejam imagens em 3D e informações adicionais sobre o produto, como instruções de uso, composição, origem, entre outras. As empresas podem integrar códigos QR em suas embalagens para que os consumidores possam escaneá-los e ter acesso a informações adicionais através de um aplicativo de smartphone; 

 

  • Impressão digital – A impressão digital permite que as empresas personalizem as embalagens, utilizando cores, texturas e designs únicos. Isso pode ajudar a diferenciar o produto dos concorrentes e aumentar o reconhecimento da marca; 

 

  • NFC e RFID – As tecnologias Near Field Communication (NFC) e Radio-Frequency Identification (RFID) permitem que as embalagens se comuniquem com dispositivos móveis, fornecendo informações adicionais sobre o produto e permitindo que os consumidores façam compras diretamente através do smartphone; 

 

  • Sistemas inteligentes de hermeticidade – Apesar de parecer um detalhe simples, o sistema de abre e fecha, comuns nas embalagens Stand-up Pouch, por exemplo, deve ser considerado como algo indispensável e moderno nas embalagens flexíveis, facilitando assim a usabilidade do material e até mesmo o reaproveitamento do mesmo após seu consumo.  

 

Em resumo, essas são algumas dicas sobre tecnologia em embalagens flexíveis e como tudo isso pode gerar melhores experiências ao consumidor, agregando também mais qualidade, eficiência e sustentabilidade ao seu produto, e até mesmo aprimorando a comunicação com o público. 

Gostou? Quer saber mais sobre tecnologia e embalagens flexíveis? Fale com um de nossos especialistas.