A importância das embalagens na experiência do consumidor

Você já parou para pensar que a sua embalagem pode ir muito além da função de acondicionamento e proteção dos produtos, inclusive, se tornando fator diferencial para aumentar as vendas e proporcionar uma melhor experiência do consumidor final?

Pois bem! Essa é uma realidade comprovada por diversas empresas e pesquisas, que mostram que uma boa embalagem, aliada a fatores como design, eficiência e sustentabilidade, pode ser crucial para a decisão de compra e para a experiência do cliente.

Quer saber mais sobre o tema e como utilizar melhor essa poderosa ferramenta a favor de sua marca? Então, fiquei com a gente até o final e confira as dicas a seguir.

 

Afinal, qual o real papel da embalagem na experiência do consumidor?

Como bem destacado, uma boa embalagem deve ir além da função de acondicionamento e proteção do conteúdo. Afinal, é ela que, de fato, poderá transmitir uma “imagem” ou “mensagem” que a sua empresa busca no mercado.

Assim, as embalagens de produtos podem ter um papel fundamental, não apenas na decisão de compras, como também na experiência final do consumidor. Para se ter uma ideia mais ampla do que estamos falando, uma pesquisa realizada no Brasil com mais de 400 pessoas, mostrou que, em 99% dos casos, a embalagem influencia de alguma forma na decisão de compra no mercado.

De acordo com o levantamento, os entrevistados alegaram as seguintes preferências:

 

  • 64% disseram que as embalagens precisam ser resistentes e de qualidade;
  • 52% alegaram que as embalagens devem conter informações claras e objetivas;
  • 47% dizem que a facilidade de abertura e flexibilidade também influenciam a decisão de escolha.

 

Quais fatores devem ser levados em consideração na escolha da embalagem?

Se a sua empresa quer utilizar uma embalagem em seus produtos, que realmente gere uma boa experiência ao cliente, o primeiro passo é avaliar as reais necessidades do mercado.

Em outras palavras, não adianta simplesmente escolher uma embalagem pelo material ou custo-benefício, mas também é preciso levar em consideração fatores que, de fato, proporcionem algum tipo de vantagem, benefício ou satisfação ao cliente.

Assim, podemos destacar pontos essenciais que uma boa embalagem de produtos deve carregar, além claro, da resistência e qualidade. São eles:

 

  • Eficiência – sua embalagem deve ser prática e atender tanto às necessidades de conteúdo, como a usabilidade do cliente;
  • Modernidade – busque se destacar da concorrência com embalagens inovadoras, diferentes e modernas;
  • Informação – use sua embalagem para levar informação e mensagens que a sua marca deseja, sem poluição visual e excesso de rótulos;
  • Praticidade – ofereça uma embalagem fácil, simples e prática de o cliente usar;
  • Material – aposte em materiais resistentes, de alta qualidade e que permitam formatos, designs e modelos diferenciados.

 

Como investir na melhor embalagem para o seu produto?

Para ter certeza de que a sua empresa está acertando na escolha de uma boa embalagem e que atenda a todos estes requisitos acima, a dica é buscar o seu melhor fornecedor.

E para isso, o mais importante é ter à disposição inúmeras possibilidades de produtos, materiais e especialistas, que possam orientar e ajudar o seu negócio a desenvolver a embalagem perfeita e que promova a melhor experiência ao consumidor. 

A Plásticos Puma é uma referência nacional em solução de embalagens inteligentes, com mais de 50 anos de experiência e projetos de todos os tipos e tamanhos, sempre focando na máxima qualidade de seus produtos e buscando atender às mais detalhadas características e especificidades de seus parceiros.

Por isso, se quer realmente agregar valor às suas embalagens de produtos e impactar seu público com experiências únicas, não hesite em conversar com um de nossos especialistas e conheça as soluções de nossa empresa.